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Percebeu perda de memória após o COVID 19? Conheça os alimentos que atuam na saúde e na memória

[Percebeu perda de memória após o COVID 19? Conheça os alimentos que atuam na saúde e na memória]
[Percebeu perda de memória após o COVID 19? Conheça os alimentos que atuam na saúde e na memória]

Muitos pacientes chegam em meu consultório com queixas de perda de memória após contrair o covid-19, essa é somente uma das sequelas apresentadas por pessoas que contraíram o vírus, assim como perda de musculatura, queda de cabelo, dificuldade para respirar e algumas dores crônicas.

“Saiba quais alimentos e suplementos podem auxiliar a resgatar sua memória.”

Nesse post irei dar algumas dicas de como amenizar os danos à memória através da alimentação e suplementação.

Existe uma gama de alimentos que possuem a capacidade comprovada de auxiliar e até melhorar a ação cognitiva sendo o foco, concentração e memória. Esses alimentos chamados de nootrópicos possuem uma importante concentração de vitaminas do complexo B, vitaminas essas que estão correlacionadas ao bom funcionamento do cérebro.

Alimentos fontes de carboidratos também são importantes pois fornecem energia, e atuam para um bom funcionamento e armazenamento das informações recebidas pelo cérebro. Os peixes por sua vez, possuem ácidos graxos ômega 3 que em sua composição apresenta o DHA, importante nutriente que atua na comunicação dos neurotransmissores, fortalecendo a concentração e memória.

Alimentos que devem ser incluídos diariamente para dar um up na memória

• Frutas roxas / vermelhas como por exemplo: mirtilo, jabuticaba, açaí, amora, framboesa, uva, morango. São ótimas fontes de polifenóis antioxidantes que atuam atrasando a deterioração da memória e cognição.
• Ovos possuem vitaminas B8 e B12 também importante para o cérebro, além de ser uma ótima fonte proteica.
• Peixes: como dito anteriormente, são fontes de ômega 3 e possuem vitaminas do complexo B (B6 e B12).
• Café é um hábito comum na vida do brasileiro e possui compostos bioativos com ação neuroprotetora, como o ácido clorogênico e cafeico.

Suplementos benéficos para memória
Outra forma de auxiliar a memória e toda a saúde cognitiva é isolar os nutrientes que atuam nesse processo e utilizar na forma de manipulação e suplementação.

• Vitaminas complexo B: principalmente b2, b6 e b12.
• Magnésio: importante nutriente que atua na saúde cerebral
• Ômega 3: ácidos graxos dos peixes e algumas sementes.
• Coenzima Q10: é uma substância presente em todas as células que atuam na produção de ATP (energia), por esse motivo, ela participa muito na produção de energia para a função cognitiva.

Texto escrito pelo Nutricionista Ronan Gutoch em colaboração com Marcos Hirata

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