fbpx Nutricionista Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

5 DICAS PARA LIDAR COM A RETENÇÃO DE LÍQUIDO

[5 DICAS PARA LIDAR COM A RETENÇÃO DE LÍQUIDO]

Uma das condições que mais “engana” quem deseja emagrecer é a retenção de líquido. Isso ocorre devido ao inchaço em determinados pontos do nosso corpo, causado pelo extremo acúmulo de água nas células do nosso organismo.

Além disso, a retenção pode ter origem em inúmeras disfunções, como problemas renais, hipertensão e insuficiência vascular. Por conta disso, o incômodo, geralmente, ocorre nas áreas da barriga, rosto, mãos e pernas.

A boa notícia é que esse mal-estar pode ser eliminado com algumas mudanças no dia a dia. Acompanhe o post e saiba como você pode evitar a retenção de líquido!

SAIBA COMO IDENTIFICAR A RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Alguns dos sintomas que indicam que o seu corpo está retendo líquidos são a pele ressecada, os problemas intestinais e as dores pelo corpo. Além do mais, o seu corpo dá sinais de que a absorção de água não está ocorrendo da maneira mais adequada.

Uma maneira de identificar esse problema é fazendo uma pressão sobre a pele com o seu dedo indicador, caso haja retenção, na área pressionada se formará uma pequena depressão e coloração esbranquiçada por aproximadamente 1 minuto. Além disso, é recomendável prestar atenção na área dos pés, se há marcas incomuns deixada pelo elástico da meia ou sapato.

VEJA COMO LIDAR COM A RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Embora possa parecer uma condição difícil, é possível acabar com os desconfortos causados por ela. Veja, a seguir, 5 ótimas dicas que separamos para você!

1. ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE INCHAÇO E GORDURA

Muitas vezes, a confusão entre inchaço e gordura pode levar você a tomar decisões erradas de como tratar o caso. Para diferenciá-las, além do método da pressão, é bom verificar o ganho de peso no dia a dia. Se houver variações em um curto período, é bem provável que seja apenas a retenção de líquido.

2. DESCUBRA AS CAUSAS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDO E AS EVITE

O alto consumo de alimentos com concentração elevada de cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha, é o principal fator da retenção de líquidos. Por necessitar de mais líquidos que o comum para dissolver essa substância, o seu corpo retém mais água no organismo.

A pouca ingestão de água no seu cotidiano também favorece esse problema, junto com fatores como: sedentarismo, problemas cardíacos, medicamentos para pressão ou doenças cardiovasculares, anticoncepcionais, problemas renais, entre outros.

3. SAIBA COMO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE AJUDAR

Assim como pode ser inimiga, sua alimentação também pode salvar em casos como esse. Alimentos com efeitos diuréticos facilitam o ciclo da água pelo seu corpo. Os probióticos também são ótimas opções, pois contêm microrganismos vivos, o que favorece a diminuição do inchaço.

A ingestão de outras substâncias, como vitamina B, potássio e magnésio também pode ajudar nessa tarefa. Frutas, verduras, chás e iogurtes são alguns exemplos de alimentos que oferecem benefícios em casos de retenção de líquido.

4. INCLUA HÁBITOS QUE AJUDAM NA DIMINUIÇÃO DO INCHAÇO

Há outras maneiras de se cuidar quando o assunto é a retenção de líquidos, além do controle alimentício, e praticar exercícios é uma delas. Trabalhar o corpo faz com que o sangue flua melhor, desse modo, atividades como caminhada, corrida, dança e ciclismo são muito favoráveis para solucionar o problema.

Além disso, procure não ficar muito tempo na mesma posição. Entretanto, se for inevitável, tente elevar as suas pernas para melhorar a circulação sanguínea. Em casos mais graves, pode chegar a ser necessário o uso de medicamentos.

E claro, nunca deixar de tomar água. A hidratação é essencial para a limpeza do organismo e quanto mais líquidos você consumir, maior será a produção de urina, o que colabora para uma rápida diminuição do inchaço.

5. APOSTE NAS MASSAGENS PARA COMBATER A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

As manobras das massagens facilitam o fluxo da circulação sanguínea e ajudam a eliminar toxinas. Não é à toa que técnicas como a massagem modeladora e a drenagem linfática são tão procuradas.

Se a retenção de líquido é algo que interfere no seu bem-estar, o ideal é procurar maneiras de evitá-la. Com a adoção de bons hábitos, como esses que citamos no post, é possível reduzir esse problema e ainda ter muito mais qualidade de vida no seu dia a dia!

O que achou deste post? Quer ficar por dentro de conteúdos interessantes como este? Então curta nossa página no Facebook e se mantenha informado.

Open chat