fbpx Nutricionista Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

Entenda a importância do nutricionista e como pode te ajudar

[Entenda a importância do nutricionista e como pode te ajudar]

Alimentar-se de forma equilibrada é uma preocupação cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Isso porque as pessoas já perceberam que se alimentando melhor alcançam mais qualidade de vida e longevidade.

Diante disso, fica claro que esse profissional é fundamental para a manutenção da saúde, já que ele estuda as características dos alimentos e suas funcionalidades orgânicas. Hoje, vamos falar sobre a importância do nutricionista e como ele pode ajudar você em diversos aspectos da sua vida. Acompanhe!

O que um nutricionista faz?

O nutricionista é o profissional que entende sobre os alimentos e como eles agem em nosso organismo. Assim, ele está preparado para manter a saúde e amenizar doenças que podem ser controladas pela alimentação.

Além disso, seu trabalho contribui para a manutenção do bem-estar e humor no dia a dia, bem como a prevenção de futuras doenças. Para isso, ele auxilia na composição de planos alimentares, receitas e elabora cardápios equilibrados.

Quando procurar um nutricionista?

Muitas pessoas pensam que devemos buscar um nutricionista apenas quando precisamos emagrecer ou tratar de problemas como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Mas a sua importância vai muito além disso. A seguir, veja tudo o que ele pode fazer por você.

Melhorar hábitos alimentares

A importância desse profissional começa pela ajuda na melhora dos seus hábitos alimentares para deixar o organismo bem nutrido e saudável. Em uma consulta, é possível selecionar os melhores alimentos para ingerir no seu cotidiano.

Aumentar disposição e bem-estar

Para realizar as atividades do dia a dia com mais energia e disposição, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e o médico também pode ajudar com isso. Ao preparar uma dieta específica, ele poderá afastar da sua vida o estresse e a fadiga da sua vida.

Melhorar qualidade do sono

Uma outra função da nutrição, que está interligada à anterior, é a melhora na qualidade do sono. Com a ingestão dos nutrientes específicos para o nosso corpo — afinal, as necessidades de cada pessoa podem ser diferentes —, ele passa a funcionar muito melhor. Isso favorece, inclusive, a qualidade do sono, pois as funções do organismo estarão equilibradas.

Manter o peso ideal

É inegável que a vontade, ou a necessidade, de emagrecer é um dos motivos que mais levam as pessoas a um especialista em nutrição. E quem o busca por essa razão está certíssimo, por ele ajudará a perder peso de maneira saudável e sem radicalismos, além de orientar a pessoa na mudança de hábitos alimentares para que ela não volte a engordar.

Para essa função, ele é importante na seleção de alimentos e na preparação de um diário alimentar para, além de atingir o peso ideal, ajudar no controle da glicemia e do colesterol na faixa do ideal.

Menos comum, mas também muito importante, é a busca de ajuda por quem não consegue engordar. Em ambos os casos, o objetivo do profissional é buscar a reeducação alimentar do paciente.

Afastar doenças

São muitas as doenças que podem ser amenizadas e até curadas com a ajuda de uma boa nutrição — um exemplo é um pré-diabético que pode voltar à condição normal apenas mudando a alimentação e saindo do sedentarismo, é claro.

As enfermidades que podem ser controladas pela alimentação correta são a diabetes, o colesterol alto, hipertensão e muitas outras. Isso é conseguido com a eliminação de alguns ingredientes da nossa rotina alimentar e o acréscimo de outros.

Outros motivos também podem levar à busca pelo profissional da alimentação, tais como:

  • manter uma gestação saudável;
  • melhorar a alimentação infantil;
  • aumentar o rendimento esportivo;
  • tratar de transtornos alimentares;
  • controlar a doença celíaca (pessoas que não podem comer alimentos com glúten).

Agora que você entendeu a importância do nutricionista e como ele pode ajudar a manter a sua saúde e dia, não deixe de procurar por um bom profissional, para receber um atendimento de qualidade e de acordo com as suas necessidades.

Tem interesse em procurar um nutricionista? Então entre em contato conosco para conversarmos um pouco mais!

Open chat