Comida orgânica: quais as vantagens desse tipo de alimentação?
Aqueles que buscam comer de forma saudável sabem que as dúvidas são frequentes na hora de escolher os alimentos. Com tantas opções no mercado e informações que circulam nas mídias sociais, é comum nos sentirmos perdidos e com receio.
No entanto, existe um fator que é unânime: frutas, legumes e verduras devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa. No entanto, é bom saber que, até na hora de escolher produtos in natura, alguns cuidados são necessários, principalmente em relação a sua qualidade.
Por esse motivo, houve um grande aumento na procura dos orgânicos. Você sabe o que é comida orgânica e por que consumi-la? Vamos falar sobre isso, neste post. Acompanhe!
O que é comida orgânica?
Os orgânicos são produzidos sem a utilização de defensivos agrícolas, também conhecidos como agrotóxicos. A agricultura que dá origem a eles parte de um sistema alternativo. Além dos alimentos in natura, algumas empresas e restaurantes utilizam em sua produção apenas itens gerados nesse sistema.
Como identificá-la?
Para saber se um produto é orgânico, você deve verificar a sua certificação. Eles costumam carregar o Selo Orgânico Brasil (IBD). Essa certificação é concedida pelo SISORG — Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.
Quais são as vantagens de consumir comida orgânica?
Existem diversas vantagens atreladas ao consumo de orgânicos. A seguir, vamos apresentar algumas delas. Confira!
Nutrição
Esses alimentos tendem a ser mais nutritivos do que os tradicionais, pois o seu cultivo não utiliza nenhum fertilizante sintético, o que mantém o solo mais saudável e nutrido. Automaticamente, essa terra rica em nutrientes faz com que os produtos sejam mais nutritivos. Bom, não é?
Segurança e saúde
Atualmente, o Brasil é um dos campeões do mundo no uso de agrotóxicos. O problema é que essas substâncias podem causar diversos problemas de saúde como câncer, autismo, infertilidade, depressão, entre outros. Desse modo, consumir comida orgânica é muito mais seguro, além de trazer mais nutrição para a sua rotina.
Responsabilidade social
Esses alimentos geralmente são produzidos por pequenos agricultores. Assim, consumi-los ajuda a fortalecer a economia local, gerar empregos e ainda incentiva um sistema agrícola mais ético.
Respeito ao meio ambiente
Por fim, você já parou para pensar como a agricultura convencional impacta no meio ambiente? Os agrotóxicos são utilizados para proteger a plantação de pragas. No entanto, ela acaba afetando a vida de insetos importantes, como as abelhas, por exemplo, comprometendo todo o ecossistema. Além disso, pode ocorrer a contaminação da água, assim como do solo, comprometendo a existência de outras espécies de animais.
Existe desvantagem em consumir orgânicos?
Sabendo disso tudo, é importante ressaltar que qualquer pessoa que diga a você que existe desvantagem em consumir alimentos orgânicos, provavelmente, estará propagando um mito. Na verdade, eles são muito nutritivos e saborosos, por isso, devem fazer parte do seu prato.
No entanto, é necessário ter atenção para um fator: hoje no mercado você pode encontrar também produtos alimentícios orgânicos. Estamos falando de todos os alimentos acompanhados de embalagens como biscoitinhos, suplementos, comida pronta, entre outros. Lembre-se que sempre é necessário cautela para introduzir esses itens na sua rotina alimentar, pois, apesar de conter ingredientes orgânicos, são industrializados, e podem ser ricos em açúcar, gorduras e conservantes. Não custa nada sempre dar uma conferida no rótulo, certo?
Quer dizer então que você gostou dessas informações e não sabe onde encontrar comida orgânica? Isso é simples! Feiras agroecológicas e supermercados especializados sempre são pontos certos de venda. Você pode também procurar conhecer pequenos agricultores da sua cidade e comprar o produto diretamente com eles.
Gostou desse post e quer saber mais sobre alimentação saudável? Então confira o nosso blog e leia outros posts sobre alimentação.