fbpx Nutricionista Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

6 dicas de como otimizar uma reeducação alimentar

Diferentemente de dietas restritivas e cansativas — pois a pessoa precisa olhar no cardápio a cada alimento ingerido para saber se está comendo a quantidade adequada —, a reeducação alimentar é eficientíssima para você aprender a comer direito, mantendo um corpo saudável sem sacrifícios.

Reeducando sua alimentação, não será necessário cortar determinados grupos alimentares e nem sofrer comendo pouco. O segredo é manter o equilíbrio!

Na verdade, o maior objetivo da reeducação alimentar não é o emagrecimento em si, mas a saúde como um todo. Por meio da alimentação correta, é possível evitar doenças, ter mais disposição e, consequentemente, perder peso.

Para que você possa aprender a reeducar sua alimentação, separamos sete dicas importantes. Confira!

Cuide das emoções

O número primeiro passo de uma reducação alimentar, é definitivamente a mudança do jeito de pensar. E tais mudanças acontecerão em meio à um turbilhão de outras coisas que já acontecem na sua vida, como problemas profissionais e pessoais.

Muitas pessoas comem mais nos momentos de ansiedade ou com outros problemas emocionais, podendo desencadear compulsões alimentares.

Esse fato deixa claro que cuidar da saúde mental também é muito importante para garantir uma reeducação alimentar de sucesso!

Portanto, para ter sucesso e se alimentar de maneira consciente, é necessário estar em dia com seu emocional, se necessário busque ajuda na Psicologia, Coaching, meditação, entre outros.

Não pule refeições

A segunda dica para uma reeducação alimentar de sucesso é: faça todas as refeições! Com a correria do dia a dia, é comum que o café, almoço ou jantar seja deixado de lado.

Ao determinar uma rotina alimentar, você consegue educar seu corpo e não corre o risco de comer exageradamente em apenas uma refeição. Além disso, se você come a cada três horas ou se faz jejum prolongado, evite pular refeições. Isso porque, o corpo tem uma demanda energética diária que deve ser respeitada mesmo para quem está buscando o emagrecimento.

O segredo é não passar fome e comer alimentos saudáveis, como frutas, grãos e alimentos integrais.

Prepare e organize suas próprias refeições

Preparar sua própria comida é outra maneira de fazer uma reeducação alimentar bem elaborada. Desta forma você tem o controle total dos ingredientes que serão colocados no seu prato, tornando a refeição menos calórica do que as encontradas em restaurantes.

Organizar suas refeições tem o papel mais importante no processo. Se você não se organizar, na hora que necessitar de um alimento saudável, você não o terá, ficará com fome e pode acabar comendo o que encontrar pela frente. Se identificou com isso?

Então se organize!

Durma bem

Se você tem entre 26 a 50 anos, tente dormir em média de sete a nove horas por noite (há quem se adeque com seis horas).

Noites mal dormidas geram efeitos negativos no metabolismo e diminuem a disposição diária. Além disso, a privação do sono desregula hormônios, levando as pessoas comerem mais.

Portanto, evite dormir menos do que 7 horas e mais do que 10 horas, e estipule um horário para se deitar e levantar!

Faça substituições inteligentes

O objetivo de uma reeducação alimentar é fazer com que o indivíduo possa comer de tudo, porém, com equilíbrio e consciência. Por isso, a dica é fazer substituições inteligentes.

Assim, ao invés de comer doces cheios de açúcar, prefira opções mais saudáveis, como doces com adoçantes naturais (ex: Stévia) e frutas.

Além disso, substitua lanches preparados com queijos amarelos e embutidos (presunto, mortadela, salame…) pelos feitos com queijo branco e frango desfiado ou peito de peru light.

Beba mais água

Para conseguir ter um organismo funcionando corretamente, é essencial que você beba uma quantidade adequada de água. Por isso, não se esqueça de ingerir o líquido de maneira regrada em seu dia a dia.

A dica é: se o xixi estiver escuro, é sinal de que você está bebendo pouca água!

Gostou de saber mais sobre reeducação alimentar? Então entre em contatopara saber mais sobre os nossos serviços.

Open chat