Exame de sangue no acompanhamento nutricional

Exame de Sangue

O exame é uma ferramenta imprescindível na avaliação nutricional.

Muitos pacientes saem do consultório com o pedido do exame na mão, mas muitos não o fazem. Você também já fez isso? É claro que você sabe que, melhorando o seu hábito alimentar, você também melhora alguns parâmetros bioquímicos como o colesterol LDL, HDL e glicemia. No entanto, algumas alterações só podem ser corrigidas por meio de medicamentos, o que no caso, resultaria no encaminhamento do paciente a um médico especializado no assunto.

Entenda que algumas alterações hormonais podem prejudicar seu resultado e também influenciar na sua qualidade de vida, essas alterações vão muito além de problemas da tireóide (que é a única preocupação hormonal de muitas pessoas).

Com os exames em dia, o profissional pode analisar se existe algum medicamento ou hábito que esteja interferindo na produção de hormônios como insulina, testosterona, estradiol e tantos outros.

Um exemplo de alterações hormonais:

Insulina alterada: com a insulina circulante em altas quantidades no sangue, o seu corpo utiliza menos gordura como fonte energética.

Testosterona baixa: você pode ter queda na libido, indisposição, falta de força, ou recuperação muscular lenta.

Portanto, não negligencie o acompanhamento! Nem sempre com um plano alimentar na mão e um plano de exercícios, você irá atingir seus objetivos.

 

Confira mais notícias

Agende sua consulta