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3 dicas para você parar de comer doces

Controlar a vontade de doces e até mesmo buscar opções mais saudáveis para o seu dia a dia sem sofrer da compulsão parece algo desafiador, não é mesmo?

Existem diversos estudos que ligam o consumo de açúcar com diversos males a saúde como a obesidade, diabetes, sobrepeso, stress, indisposição e até mesmo o câncer. E ainda, o efeito do açúcar é também comparado em alguns estudos com os de drogas pesadas.

Mas, tirar esse pó branco do nosso consumo diários de calorias não é algo fácil. Por isso, eu separei algumas dicas que podem te ajudar a eliminar gradativamente o açúcar da sua alimentação; para deixar mais fácil, criei um programa dividido em semana. Confira a seguir:

 

Semana 1 – Para parar de comer doces, substitua o açúcar

Talvez essa seja a semana mais desafiadora, mas está longe de ser impossível. No começo é necessários tirar todas as fontes de açúcar da sua dieta, até mesmo aqueles considerado mais saudáveis como o demerara, açúcar de coco e mascavo. E claro, tudo que contenha o velho e conhecido açúcar branco o refinado.

Para que o corpo não sofra com o corte brusco do açúcar na dieta, o que você precisa fazer é substituir esse ingrediente pelo mel, que também tem o poder de adoçar, porém de maneira mais natural e saudável.

Vale lembrar que isso é um processo e mesmo que o mel contenha carboidratos, estamos fazendo um pouco de cada vez para tirar o açúcar do dia a dia. Tirar o carboidrato é outra etapa.

A partir de agora é fundamental que você tenha atenção aos rótulos dos alimentos que você consome, pois muitas vezes existem açúcares ‘escondidos’ nos alimentos industrializados, o que pode atrapalhar todo o processo.

É importante também que você diminua, ou até mesmo pare, de comer as farinhas brancas – aquelas contidas principalmente nas massas e substitua pelas farinhas integrais, pois essas conseguem estimular a produção de alguns hormônios, como por exemplo a Serotonina e Dopamina, que são responsáveis pela sensação de bem estar após o consumo de doces e produtos que contenham açúcar ou farinha branca.

 

Semana 2 – Para parar de comer doces, retire o mel

Mesmo que você não perceba e tenha a sensação de que ainda passa pelo processo com dificuldade, seu paladar já está se alterando e com certeza a dependência do açúcar refinado e da farinha branca já diminuiu.

Para a semana dois o que você precisa fazer é tirar o mel da dieta, sim, ele já vai embora, mas é por uma boa causa. O próximo passo é optar por outros ingredientes como a canela, produtos integrais, pasta de amendoim sem açúcar, cacau em pó, e frutas. Todos esses alimentos lembram o nosso cérebro do paladar doce, mas estão longe de representarem o risco do açúcar branco.

Uma boa para aquelas pessoas que sentem muita vontade do doce em horários como antes de dormir ou após o almoço é justamente a banana com canela ou até mesmo o abacaxi com canela. Assim, você não corre o risco de cair em tentação.

 

Semana 3 – Para parar de comer doces, adicione adoçantes naturais

Chegar nessa etapa é sinônimo que seu corpo já está mais acostumado com a ausência do açúcar e das farinhas brancas e não sofre mais o quanto sofria lá no começo da primeira semana.

A parte boa, é que na semana três você não precisa tirar nenhum dos alimentos introduzidos na semana dois e sim adicionar outros: os adoçantes naturais.

São exemplos de adoçantes naturais que você pode adicionar na sua dieta:

– Xylitol (Tem uma receita minha de Suspiro com Xilitol);

– Taumatina;

– Stevia.

Esses ingredientes vão te ajudar a levar a rotina sem que a falta do açúcar seja algo muito difícil. Busque o adoçante que mais se encaixe com o seu paladar e introduza na sua alimentação diária.

Para quem está em uma dieta para a perda de peso, nessa etapa, é melhor diminuir a ingestão de frutas, mas isso não significa excluir do cardápio. Quanto aos chocolates com alta concentração de chocolate, eu não aconselho, pois tudo que possui um paladar muito próximo ao açúcar refinado e aos doces, pode fazer com que você caia em tentação novamente, e não é isso que queremos.

É importante que esse passo a passo elimine o açúcar da sua rotina, porém isso não significa que você deve se privar desse ingrediente para o resto na vida, basta ter equilíbrio.

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